Arquivo do blog

Visualizações

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A importância do Marketing na gestão moderna do futebol brasileiro.


Repatriando Craques

Nos últimos anos o futebol brasileiro conseguiu criar condições para repatriar alguns dos nossos grandes ídolos. A volta pra casa de alguns astros está em destaque, já que há poucos anos seria inimaginável um clube brasileiro competir com outros centros do futebol mundial nas contratações de jogadores. Os grandes responsáveis por essa nova realidade são os departamentos de Marketing dos clubes, que com seu planejamento desenvolvem uma grande engenharia financeira e permitem a contratação de grandes estrelas como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, entre outros.
 Tomando como exemplo o santista Robinho podemos observar com facilidade a presença desse novo modo de gerir e financiar o futebol no Brasil. Depois de passagens aquém do esperado por Real Madri, Manchester City e Milan, o atacante foi contratado em Janeiro de 2010 pelo Santos num compromisso de empréstimo até o fim do semestre do mesmo ano. É evidente que a má fase do jogador não despertava o interesse dos gigantes clubes Europeus. Também é fato que o Milan via com bons olhos emprestar Robinho para um time de fora da Europa até que este recuperasse a boa fase, assim não veria sua genialidade em um concorrente a títulos.
Entretanto, mesmo com esse cenário favorável, a contratação de Robinho seria impossível sem o esforço da diretoria santista e seu departamento de marketing. O Santos pagou boa parte dos salários  do jogador através de parcerias com patrocinadores. A Seara por exemplo, além de ser o patrocinador master de camisas do Santos e ter espaços publicitários na Vila Belmiro, tinha o direito de explorar  a imagem de Robinho, bem como a de Neymar e Paulo Henrique Ganso, astros santistas que tiveram suas permanências no clube asseguradas por engenharia financeira semelhante.
 Destaque dessa parceria, um comercial onde os três jogadores dançavam o hit musical de 2010 “Single Ladies”, da cantora Beyonce alcançou grande sucesso na televisão e na internet. Bonecos do trio também tiveram grande impacto, principalmente no público infantil. O contrato com Robinho chegou ao fim depois da conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil , fazendo-o voltar para a Europa com mais confiança e prestígio como queria o Milan, ao mesmo passo que aos poucos a diretoria santista vai criando ações e desenhando parcerias que permitem a permanência dos seus companheiros Neymar e Ganso, que já são figuras certas na seleção Brasileira do técnico Mano Menezes, como Robinho.
Tais estratégias foram utilizadas em outras negociações como a de Ronaldo Fenômeno com o Corinthians, que fez do jogador o grande projeto de marketing da história do clube, já que a passagem do astro coincidiu com o ano do centenário corinthiano. Uma apresentação para mais de 6 mil pessoas no estádio do Pacaembu inaugurou a passagem do atacante pelo Corinthians, foram criadas camisas personalizadas, Ronaldo fez aparições em programas de grande audiência e participou de comerciais dos patrocinadores do alvinegro. Enfim, além de jogador o atacante era a imagem do Corinthians no centenário. Como não podia ser diferente, Ronaldo ganhava com tudo que circulava no clube. Tinha porcentagens em rendas com bilheteria, patrocínios de uniforme, placas publicitárias, venda de camisas entre outros tantos rendimentos.
No primeiro ano do casamento, Ronaldo e Corinthians chegaram ao título paulista e da Copa do Brasil. Em 2010, o atacante se envolveu na contratação do lateral Roberto Carlos, que foi bancado com ações marketing e engenharia financeira semelhantes a do próprio Fenômeno. Mas as lesões e a luta contra a balança impediram Ronaldo de participar mais efetivamente da campanha do Corinthians na Libertadores e no Campeonato Brasileiro, e o clube não teve conquistas no centenário. Os resultados em campo começaram a falar mais alto e mesmo com o marketing em volta de Ronaldo à todo vapor, a torcida começou a criticá-lo.
Uma ligação tão íntima e sólida fez com que mesmo depois de sua aposentadoria, anunciada no dia 12 de Fevereiro de 2011, após mais um insucesso na Taça Libertadores da América, Ronaldo continuasse altamente participativo na vida econômica do clube. Tanto que se tornou embaixador do Corinthians, levando a imagem do alvinegro a todo o mundo e tem participado de grandes negociações como a do também atacante, Adriano Imperador. Atualmente dono de uma empresa criada para agenciar a imagem de esportistas de alto rendimento, a 9ine, o fenômeno está nos bastidores de negociações do Corinthians com Paulo Henrique Ganso e o holandês Seedorf.
O patrocinador como base financeira
 Em outros casos a relação dos patrocinadores com a gestão do clube toma proporções ainda maiores. Com altos investimentos, que geralmente são responsáveis por contratações de jogadores que jamais seriam trazidos com recursos próprios dos clubes, as parcerias acabam por criar uma relação forte de dependência. Desde o final de 1998, quando o Fluminense passava pelo calvário dos rebaixamentos, a Unimed  tem esse tipo de relação com o clube. Recentemente foram divulgados números que dão conta de um investimento em torno de 200 milhões de reais por parte da patrocinadora desde o começo da parceria.

Com um elenco galático de salários financiados em sua maioria pela Unimed, o Fluminense ostenta o posto de atual campeão brasileiro. O caminho para a equipe sólida deste ano passou pela conquista da Copa do Brasil de 2007, o vice-campeonato da Libertadores 2008 e da Sul-americana de 2009. As contratações viabilizadas pela Unimed foram tão fundamentais nessas campanhas que o nome de Celso Barros, presidente da empresa, é mais conhecido do grande público do que o nome do recém-eleito presidente tricolor, Piter Siemsen.

Por Hebert Soares

RiverMKT & Sportv Point


RiverMKT e SPORTV POINT, fecharam  uma parceria para estarmos desenvolovendo algumas idéias e metodologia do nosso marketing esportivo. Com intuito de moldarmos mais ídolos assim, aumentando a procura de fãs, iremos fazer a noite do basquete no restaurante 1 vez por mês. Nossa primeira noite será no dia 7 de junho. Convidamos a todos a estarem conhecendo o local e conhecerem o único bar na região, que estará voltado 100% para o esporte de auto-rendimento.

Os fãs terão a chance de estar bem próximo ao seu ídolo e saber um pouquinho mais sobre a vida do atleta.
Fiquem ligados no nosso blog que estaremos postando nossos eventos e mais idéias!

About Me

Minha foto
River MKT
Tem por objetivo revitalizar e promover a imagem de pessoas físicas e jurídicas, através de técnicas altamente inovadoras, já utilizadas com sucesso no exterior e ainda recentes no Brasil. Nossa missão é gerar visibilidade a ações de pessoas físicas e jurídicas, através de técnicas integradas de Marketing e Comunicação.
Visualizar meu perfil completo
Ocorreu um erro neste gadget